15.01.10




Eis a maravilhosa Melody Gardot com "If the stars were mine", como prometi.



Amanhã estarão terminados os relatórios de intervenção nas duas peças que tratei nas aulas de Técnicas de Preservação e Conservação I e um trabalho sobre Arquitectura de Terra - O tabique, para a disciplina de Materiais e Técnicas I.


Desconhecia as potencialidades da arquitectura de terra. Erradamente associava a tipologia a casas pequenas, em regiões desertas, com poucos recursos e em tempos remotos.
Apesar de ser constituida basicamente por terra, estes edifícios revelam a sabedoria dos "nossos avós". Mantêm-se frescas no Verão e conservam o calor no Inverno. No entanto a manutenção que exige e o tempo que a sua edificação demora, levaram ao seu abandono no séculos XIX.
Actualmente, combinada com materiais modernos que lhe conferem maior resistência, técnicas como o tabique, a taipa e o adobe, estão a ser usadas para a construção de habitações modernas ditas "amigas do ambiente".


Num só dia "não", consegui esmurrar o carro dos dois lados, à frente... Só me passava pela cabeça a ideia de que chegaria a casa, com o carro compactado num cubinho, debaixo do braço.



Seguem-se longas horas de preparação para o exame de Físico-Quimica aplicada aos Materiais Inorgânicos.

1 comentário:

Pe Robson CRisto disse...

Parabéns pelo blog! Um abraço